O ar-condicionado é um item de conforto indispensável para muitos motoristas, principalmente em dias quentes. No entanto, é importante saber que o uso do ar-condicionado pode aumentar o consumo de gasolina do carro.


Como funciona


O ar-condicionado funciona por meio de um compressor que puxa o ar quente do interior do carro e o resfria. Esse processo exige mais energia do motor, o que resulta em um aumento no consumo de gasolina.


Quanto aumenta o consumo?


O aumento no consumo de gasolina varia de acordo com o modelo do carro, o tipo de ar-condicionado e as condições de uso. Em geral, o consumo pode aumentar de 5% a 20% com o ar-condicionado ligado.


Como reduzir o impacto no consumo


Para reduzir o impacto do ar-condicionado no consumo de gasolina, é possível tomar algumas medidas, como:


Usar o ar-condicionado na temperatura ideal: A temperatura ideal para o ar-condicionado é de 22 a 23 graus Celsius. Acima disso, o consumo de gasolina aumenta mais rapidamente.


Não usar o ar-condicionado em excesso: Se possível, evite usar o ar-condicionado por longos períodos. Se estiver parado no trânsito, por exemplo, é melhor abrir as janelas para ventilar o carro.

Manter o carro bem conservado: Um carro bem conservado é mais eficiente e consome menos gasolina.


Venha conhecer os carros da Fiat na Fiat Botta, sua concessionária Fiat em Xanxerê, SC. Faça um test drive e comprove por si mesmo a eficiência dos nossos carros.


Aproveite as condições especiais para começar o ano de carro novo!