Se no futebol, Brasil e Argentina são responsáveis por uma das maiores rivalidades do esporte, quando o assunto é mercado automotivo, podemos dizer que estes dois países vivem em mundos completamente diferentes. E isso não apenas pelos números de carros emplacados em cada um, mas especialmente pelos modelos mais vendidos.

 

Então, para entender a particularidade de Brasil e Argentina, resolvemos mostrar os cinco modelos (automóveis e comerciais leves) mais emplacados de janeiro a outubro de 2021 em cada um destes dois países.


E como bons anfitriões que somos, quem sai jogando são os "hermanos":

1º Fiat Cronos

Na terra do Maradona e do Messi, o Fiat Cronos reina como o carro mais vendido por lá neste ano. De acordo com dados da Acara (Associação dos Concessionários Automotivos da República da Argentina), o sedã da marca italiana teve 33.542 unidades emplacadas no período. No Brasil, o Cronos é apenas o 25º colocado, com 19.807 unidades vendidas. Vale lembrar que o sedã é produzido por lá.


2ª Toyota Hilux

Picape média mais vendida do Brasil até agora em 2021 (36.383 emplacamentos), a Toyota Hilux é a segunda colocada no ranking geral dos veículos mais comercializados na Argentina, com 22.938 unidades emplacadas, mostrando a força deste segmento no mercado argentino.

 

3ª Volkswagen Amarok

Outra "grandalhona" que faz sucesso por lá é a Volkswagen Amarok. Com números bem acanhados de vendas por aqui – foram vendidas apenas 5.903 unidades nos dez primeiros meses do ano –, a picape da marca alemã é o terceiro modelo mais emplacado no país vizinho: 16.181 unidades.


4º Volkswagen Gol

Veículo mais vendido no Brasil por 27 anos (recorde), mas que deve "pendurar as chuteiras" no fim de 2022, o Gol é o quarto carro mais vendido na Argentina, com 14.815 unidades. Por aqui, apesar de ter comercializado mais que o triplo (51.035), o Gol é somente o 10º no ranking geral.


5º Peugeot 208

Na Argentina, as marcas francesas historicamente fazem mais sucesso que no Brasil. E o Peugeot 208 é a prova disso. O modelo que está à venda por aqui e atualmente não está sequer entre os 30 mais vendidos, em solo "hermano" faz bonito e é o quinto colocado, com 13.387 emplacamentos.

 

Agora, a escalação do Brasil...


1ª Fiat Strada

Podemos dizer que a única semelhança entre os mercados de Brasil e Argentina, quando o assunto é os carros mais vendidos, é a liderança da Fiat. Mas se por lá o Cronos é o "matador", aqui a "camisa 10" - a nossa Marta - é a picape Strada, com 91.514 emplacamentos de janeiro a outubro deste ano. Por lá foram comercializados apenas 3.299 veículos.

 

2º Fiat Argo

Fazendo dupla de ataque com a Strada está o Argo. O hatch que tem mostrado bons rendimentos nas lojas é o segundo automóvel mais emplacado do País, com 73.795 unidades. Na nação vizinha, o sucesso não é o mesmo. O Argo teve 1.066 modelos comercializados, somente.


3º Hyundai HB20

O hatch da marca sul-coreana é o terceiro carro mais vendido do Brasil, com 67.146 emplacamentos. Por lá, o HB20 não é comercializado.

 

4º Jeep Renegade

O Jeep Renegade aparece na quarta posição no ranking geral, mas lidera o segmento de SUVs do Brasil, o mais aquecido e disputado do momento. Por aqui ele emplacou 65.393 unidades, enquanto por lá, na Argentina, ganharam as ruas 6.381 unidades - um número bem interessante para o tamanho do mercado local.

 

5º Fiat Mobi

E se um Fiat abre a lista "Top 5 Brasil", outro Fiat fecha. O responsável pela quinta posição nas vendas nos dez primeiros meses do ano é o Mobi, que registrou até o momento 62.465 emplacamentos. Em solo argentino, o Mobi, assim como o Argo, não faz muito sucesso, tendo menos de mil unidades vendidas.